21 de dezembro de 2010

Encerramento do Festival Metrô Rock com shows e encontros!

Texto: Neo AuditivA

O último fim de semana do Festival Metrô Rock foi recheado de bons e grandes momentos. No sábado tudo começou com mais um encontro da Regional Sul, que é uma grande rede formada pelos coletivos da região sul do país. O encontro foi no Espaço Letra & Música, em Esteio, local onde continuaria a programação do festival no sábado. No bate papo foram decididas e encaminhadas ações importantes para o desenvolvimento da rede, dando continuidade às pautas que foram iniciadas no encontro anterior, que rolou em novembro durante o Festival Macondo Circus, em Santa Maria. Mais uma vez o debate foi ótimo, com o planejamento e a perspectiva pra 2011 tornando-se uma realidade ainda mais "paupável" pra todos nós.

Paralelamente ao Festival Metrô Rock também acontecia o Festival Folclórico de Esteio, que contava com o pessoal do Coletivo Tomada Rock na produção e a participação de grupos de teatro do Macondo Coletivo, que vieram com os espetáculos "Coquitail Espoleta", da Cia Teatro de Bolso, "La Perseguida", do Teatro Vagamundo, e "Maria Metade", da atriz independente Daiani Brum. Daí os que ficaram em Esteio após o encontro dos coletivos foram conhecer o local onde estava rolando o festival da cidade, aproveitando para prestigiar as apresentações do teatro.

Depois do passeio por Esteio, voltamos então para o fim da festa, que seria lá no Letra & Música com a Metrô Rock Band, nada mais do que uma grande jam session com integrantes de bandas parceiras dos coletivos organizadores do festival. Antes do grand finale, outras bandas subiram ao palco e só por volta de uma e pouco da madruga é que a Metrô Rock Band finalizou a festa com muito alto astral e um certo clima de karaokê, tocando clássicos do rock gaúcho e nacional. Teve gente da platéia que se arriscou a cantar algumas músicas com a banda, o que foi bastante divertido, pois a banda nunca tinha tocado junto também, sequer tinha ensaiado para este show, foi tudo ao vivo mesmo!

Domingo era o grande dia, uma das etapas mais aguardadas do festival por todos, o dia do encerramento em grande estilo: com o apoio da Secretária de Cultura de São Leopoldo, foi montado no Largo Rui Porto (São Léo) um grande palco com uma boa estrutura de som e luz, além de uma praça de alimentação e parque de diversão ao lado. A ansiedade era grande, principalmente por parte dos organizadores e dos músicos, porque afinal de contas não é todo dia que uma banda independente toca num palcão desses, rs.

A festa de encerramento começou com o Desfile "Um bloco dos blocos", que contava com a participação do pessoal do Coletivo Feitoria e outras pessoas relacionadas a atividades percussivas; o bloco percorreu parte de São Leopoldo em cima de um trio elétrico. Paralelamente ao desfile, entrou em cena a Velocetts, de Farroupilha-RS, primeira banda a se apresentar no palcão. Terminado o show, o trio elétrico chegou ao local e em seguida foi a vez da AuditivA, de Porto Alegre, subir ao palco. Na sequência veio a INI, de Sorocaba-SP, encerrando com o show da Bleff, de São Leopoldo. Infelizmente a banda The Dancing Demons, que havia sido escalada para o fechar a noite, não pôde se apresentar devido a um acidente com a mãe de um dos intergrantes; mas mesmo assim a banda compareceu pra prestigiar o encerramento do festival. A Rádio Putz Grila também este presente, mas por problemas técnicos locais não houve a transmissão ao vivo do encerramento.

Mas o Festival Metrô Rock não terminou quando acabou: após o último show, formou-se uma roda de violão que ficou até as lojinhas da praça de alimentação fecharem seus quiosques, traduzindo bem o espírito de festival, que foi de união, amizade, confraternização e muita, mas muita vontade de fomentar a cultura e fazer a coisa dar certo. Parabéns a todos os envolvidos na organização e a todos que participaram do FEstival Metrô Rock, direta ou indiretamente, todos fazem parte desta história. E que venha 2011 e que venham mais festivais deste tipo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário