11 de junho de 2011

2ª Edição da PsicoSOMAtica teve Redson do Cólera como atração surpresa

Texto: Neo
Fotos: Grazi Calazans
Vídeos: Rafa Roggia

Carina transmitindo seu programa direto da festa
Na última quinta, dia 9 de junho, rolou mais uma PsicoSOMAtica, a festa multimidia do Movimento SOMA. O evento mais uma vez foi no Signos Pub, na Cidade Baixa (POA), onde o público pôde conferir diversas atrações artísticas e trocar boas idéias com o pessoal do coletivo.

Mas antes de entrarmos no local para iniciarmos os preparativos, por volta das 19h, recebemos uma notícia que foi um baque pra nós: por causa das cinzas do vulcão no Chile, o duo Finlandia, que seria a atração musical da festa, estava preso no aeroporto no Rio, pois os vôos estavam suspensos para Porto Alegre até segunda ordem. Os caras já tinham entrado no avião, prontos pra decolar, mas tiveram que ser retirados, junto com os outros passageiros. Daí surgiu a inevitável pergunta: O que fazer?

Exposição de fotos de Giovani Paim
Enquanto tentávamos solucionar o problema, começamos a agitar as coisas. O Villa chegou com as fotos e já providenciava o local da exposição, Leonardo Albuquerque também já estava com seus desenhos a postos e sua curiosa mesa de tarô, Grazi e Thiago Tabajara agitavam a banquinha e Moysés Lopes montava suas inseparáveis e incríveis parafernálias para fazer as projeções da festa.

Às 20h Karina deu início à trasmissão ao vivo do Programa Rockarina, pela Radio Putzgrila, entrevistando várias pessoas que já estavam por lá, como Santiago Neto (IEM), a Dj Bia Jones, Leonardo Albuquerque, Villaverde, entre outros. E resolvido o nosso problema sonoro, Paulo Zé anuncionou na rádio a nova atração musical da festa: Redson, vocalista e mentor da banda Cólera, faria um "acústico" voz e guitarra na PsicoSOMAtica, o que fez com que eu e Rafa Roggia (ManiFestasol) saíssemos pelas redondezas anunciando a novidade.

Neo recitando poesias da FEL
A primeira atração da festa foi a exibição do curta-metragem Rock Sergipano - este desconhecido, um filme bem bacana que mostrava um pouco da cena rock no Sergipe. Na sequência Bia Jones colocou um som pra galera e minutos depois tocava o já famoso sino que anunciava o primeiro momento poético da noite, onde foi apresentada a FEL para o público presente e declamado um poema de um dos integrantes do grupo, Renan Moreira, do Coletivo Corrente Cultural, de Poços de Caldas (MG).

Leo Albuquerque na perfirmance artística



Bia Jones deu continuidade ao som e agora era a vez de Leonardo Albuquerque fazer a sua excelente performance com tintas, onde ele pintava com os pés e outras partes do corpo, com trilha sonora by Moysés Lopes. O cara deu um show, arrancando sinceros aplausos do público, inclusive tendo a participação de uma expectadora, a Bibiana, que subiu ao palco para comentar a performance de Leo. Na sequência mais poesia, desta vez recitada uma de Lidia Damasceno, do Coletivo Difusão, de Manaus (AM). Mais um pouco de som e era chegada a hora da atração musical da festa, com uma breve introdução poética (a saideira) de Neo One Eon, do Movimento SOMA.

Villa entrevistando Redson do Cólera
Sobre a atração musical surpresa, há de se destacar o carisma e a incrível simpatia de Redson. O cara tinha acabado de chegar de viagem para uma sequência de shows do Cólera aqui no RS, se prontificou a substituir o Finlandia numa boa e era todo sorrisos e atencioso durante todo o evento. E o show dele não poderia ser diferente, um clima total de festa, com a galera cantando junto sucessos de sua banda e outros artistas, incluindo uma versão totalmente inusitada do A-ha, que foi cantada em coro, muito bom, rs. Villa aproveitou para entrevistá-lo no palco, onde foi debatido como era a cena no início de sua carreira e como ele a enxerga hoje e a ação dos coletivos país afora.

Redson em ação
No fim um pouco mais de música, desta vez com Dj Neo em ação, e a certeza de que mais uma vez foi bastante prazeroso realizar este evento multicultural, com merecido destaque para a eficiência da equipe em solucionar um problema sério que a princípio não havia muita saída. Parabéns a todos que se envolveram nesta segunda edição da festa PsicoSOMAtica. E que venha a próxima!
O SOMA com Redson










Nenhum comentário:

Postar um comentário