15 de agosto de 2011

Show Sol Wenceslada

Neste sábado, dia 13, rolou o show da artista argentina Sol Wenceslada na Casa de Cultura Mário Quintana. O show estava para acontecer no Jardim Lutzemberger, a céu aberto, mas o céu não estava parecendo muito amigável e a organização decidiu fazer o show no Mezzanino, ali no Quintana's Bar.
Apesar do tempo estar ameaçando chuva, a tarde estava bastante agradável, pois estávamos todos reunidos em ótima companhia, batendo papo com a Sol e com o Atílio, integrante do Fora do Eixo que estava acompanhado a artista. Enquanto tomávamos uma cerveja, conversávamos sobre o FSM, sobre os últimos acontecimentos no Circuito Fora do Eixo e também sobre novidades que alguns companheiros do coletivo estavam para trazer.
O show começou com uma pequena margem de atraso, talvez uns vinte minutos. Logo que começou, a música soou maravilhosamente em nossos ouvidos. O estilo de Sol Wenceslada é meio difícil de definir. O que posso dizer é que ela tem uns beats down-tempo, e que tudo acontece muito serenamente. O vocal é simplesmente doce, melódico. Muito agradável e lúdico! Achei que tinha algumas influências de Little Joy, por exemplo, e também da música francesa contemporânea que visa principalmente o cinema. Confira você mesmo o som dela aqui.
Enquanto Sol disparava suas canções com a delicadeza digna de uma brisa morna em uma tarde de outono, Moysés Lopes assumia a posição de VJ, projetando com arte e maestria durante o show. Na projeção, só vídeos com licença Creative Commons, e a maioria deles distribuídos pela DF5 do Fora do Eixo. Em breve está para ser divulgado aqui um vídeo, feito pela parceria do Inverso Coletivo, registrando este evento.
Pudemos perceber neste dia como a simplicidade é um elemento artisticamente frutífero. Tínhamos ali uma cantora, dois PC's e um projetor - tudo muito minimal, e no entanto, muito a oferecer aos olhos e ouvidos. Além disso, pude também observar como esta dinâmica de eventos culturais realizada por coletivos como o SOMA, que fazem parte de um todo maior como o Fora do Eixo, aproxima não só os produtores do evento do artista, mas também o próprio público em geral. É sempre importante para nós, artistas, produtores e idealizadores de projetos em coletivos culturais, a aproximação do público em geral. Cada um tem algo a oferecer, e todos juntos muita coisa a apresentar.
O show acabou e nos reunimos novamente. Sol estava se aprontando para pegar o avião às 12h do dia seguinte - dissemos para ela ficar aqui conosco, mas infelizmente ela não podia. Compromissos a esperavam em Buenos Aires. Esperamos que ela possa vir mais uma vez dar um rolê por aqui! A conexão Brasil/Argentina está ficando cada vez mais forte - artistas dos dois países unidos pelo Fora do Eixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário