24 de agosto de 2011

Uma Feira da Música e da Poesia!

 Por Neo One Eon

Depois de 15 dias em Fortaleza, era chegado o grande momento: no dia 17 de agosto teve início a 10ª Feira da Música de Fortaleza, a Feira 10, como foi carinhosamente apelidada por todos os envolvidos na produção e organização. Mesmo com o absurdo corte de aproximadamente 130 mil reais cinco dias antes do evento iniciar, a Feira 10 foi um sucesso, fruto de um trabalho em conjunto maravilhoso, de uma vivência produtiva e estimulante entre a organização, o Programa Entrepontos e o Intercâmbio de Saberes promovido pelo Circuito Fora do Eixo, onde agentes culturais de várias partes do país foram selecionados para participar da pré-produçao e ajudar na realização do evento.

Mas apesar do nome, a Feira da Música neste ano teve também Poesia, através da parceria com o Fora do Eixo Letras (FEL), a frente do Circuito Fora do Eixo que trabalha a cadeia produtiva da Literatura e a palavra em todas as suas formas - com a crescente produção de eventos com artes integradas país afora, a Feira 10 não podia ficar fora dessa. Foram disponibilizadas duas árvores naturais para a montagem da Árvore Poética, ou Árvore do (Des)Conhecimento, como também é chamada. E ficou bonito de se ver, aquelas duas árvores recheadas de poemas lindíssimos, com uma iluminação perfeita, não tinha como não parar e fazer uma "degustação". Naquele local, o cheiro no ar com certeza era de poesia...

Outra ação muito bacana que rolou foi a Caixinha de Pequenos Poemas. Existe uma virtual, que periodicamente é alimentada pelos integrantes da FEL, mas esta é a primeira vez que ela é exibida fisicamente. E foi outro momento muito gostoso de observar, as pessoas perguntavam se podiam levar pra casa os poemas, e era esta mesma a intenção, que elas levassem poesia pra casa, de forma totalmente gratuita; teve alguns poemas que até foram recitados no microfone pelo público. A Caixinha realmente deu o que falar, literalmente.

E por fim, uma realização que eu particularmente considero uma das mais importantes produzidas pela FEL, os video-poemas. Na sexta e no sábado foram exibidos nos telões dos Palcos Instrumental e Brasil os video-poemas Manhãs, de Karen Debértolis , e Torrencial, de Deborah Goldemberg, do coletivo Subsolo. Os videos rolaram justamente nos dias mais cheios da Feira, ou seja, centenas de pessoas tiveram a oportunidade de conferir estes belos trabalhos, dava pra notar brilhos em alguns olhares...

O texto relata as ações da FEL dentro da Feira da Música de Fortaleza de 2011, mas não poderia deixar de destacar também uma atitude belíssima que aconteceu um pouco antes e durante todo o evento, o Clamor Manifesto, ação encabeçada pelo somador Paulo Zé. Foi produzido um video sobre o clamor, que começou a rolar na internet antes do início da Feira e passou também durante algus intervalos de shows em todos os dias, enfatizando os 10 reais motivos para colaborar financeiramente para a execução do evento, devido ao corte citado no início do texto. E você ainda pode colaborar, não fique de fora, o estado somos nós, e a Feira é nossa!








Nenhum comentário:

Postar um comentário