6 de julho de 2011

Relato Alona sobre o Congresso Regional Sul

Texto: Tati Oliveira (Alona)
Fotos: Gabriel Almir Dias (Barriga Verde)

Escrevo aqui pra deixar um relato sobre avanços imensos feitos neste final de semana, durante o Congresso FDE da Regional Sul, em Porto Alegre.

Logo no início, a apresentação dos coletivos mostrou uma regional muito mais sólida. A contextualização dada pelos integrantes de nossa regional mostrou um cenário bem mais consolidado e um terreno bastante fértil para novas ações e parcerias. 

Contamos durante o congresso com a adesão de três novos coletivos -  Manifesta Sol (Caxias do Sul), Inverso Coletivo (POA) e Ruído Coletivo (Erexim). Estreitamos, também, parceria com Joinville, representando o FDE por lá através do Hélio. E para todos estes, bem vindos, galera! Nóis!

Maturidade, estabilidade, planejamento... Não poucas vezes estas foram algumas das palavras mais recorrentes nas falas que se referiam à nossa regional e ao FDE como um todo, durante o congresso. 

Fechamos nossa primeira rota de shows!! 10 cidades da região sul vão receber uma banda de Curitiba ainda neste segundo semestre. Também mapeamos os festivais, fazendo um circuito com 18 festivais de nossa regional!! E discutimos ainda, as conexões com América Latina. (E agora, como dizem os gaúchos, quanta notícia "afu").

Saímos com discussões sobre o PCult que demonstram maturidade. Éh, nosso PCult não faz mais discussões primárias, ele está pronto para dialogar com o poder público e sociedade civil.

Pautamos a Distro e reforçamos, também, a necessidade de uma sustentabilidade sólida nos coletivos. E percebemos, ainda, que nossa comunicação já tem força e demandas tão grandes que, além das grandes coberturas colaborativas feitas por nossos coletivos, podemos alcançar muito mais.

Encontramos lá o Cardume Coletivo - Florianópolis - tão novo no circuito, mas incrivelmente forte, organizado, capacitado, pautando assuntos que se tornavam exemplos de atuação local.

As artes integradas finalmente "se integraram" por completo. FEL e Palco, as únicas frentes que ainda não haviam se encontrado, agora também entrecruzam seus projetos. Clube de Cinema tá atendo às SEDAs e aos Cineclubes da regional. Palco se posiciona como catalisador de rotas de circulação, assim como a música. O Poéticas Visuais estimula os coletivos, apresenta projetos em andamento e mostra a força que ganha por sua maleabilidade ao abranger designers, artistas e diversas formas de linguagem visual. FEL volta do congresso com data para sua primeira publicação impressa. E todas as artes definem que a partir de agora vão traçar um projeto/pacote de artes integradas, para quaisquer festivais do país.

Tivemos, ainda, uma participação "surpresa" durante a gravação de um programa de Sofware Livre durante a FSL (Feira de Software Livre), que estava acontecendo no mesmo período em que acontecia Congresso, em PoA. 

Foi formado um colegiado para acompanhar as açoes macro da regional, dividindo funções internamente para fazer os acompanhamentos. O colegiado conta com Grazi Calazans, Neo, Branca, Tati, Mano Val, Paulo Zé, Carlos de Aquino, Kaley, Marcelo Cabala e Alê Giovanella.



Mas o gran finale vem agora no fim do texto, mesmo. Durante o Congresso, nasceu a CAFE Porto Alegre!! Sua localização é estrategicamente importante para diversos pontos, entre eles circulação de bandas, formação de mais uma agência, movimentação cultural local e regional, imersões, hospedagem solidária, potencialização do FDE nacional e inserção de todas as artes integradas nas duas CAFEs. A nova CAFE. faz parte de um processo, de uma continuidade nos avanços do FDE e vai proporcionar maior agilidade e proximidade para os coletivos, especialmente os localizados na região sul do país. Em agosto, no mais tardar setembro, ela vai ser inaugurada e já conta com cinco moradores (seis comigo, que tô recebendo apoio nacional para terminar meu TCC - quase que colaborativo - e me mudar para lá logo, logo também!). São eles Atílio, Branca, Neo, Grazi e Rafa Rolim.

Então, fica aqui o relato que eu gostaria de deixar. Feliz em compartilhar todas estas boas novas com todos vocês, foi impossível deixar o texto menos extenso e não citar estes avanços tão importantes para nossa Regional Sul, entre tantos outros, não colocados aqui, embora sejam tão importantes quanto.

Deixo um beijo para todos do Movimento Soma, organizadores do Congresso. A recepção feita por vocês foi perfeita e deixa nossa regional tranquila; conhecendo de perto o trabalho desenvolvido por vocês, fica claro que optar por uma CAFE aí em POA não poderia ser melhor.

E bora inaugurar essa CAFE nova, tchê!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário