7 de julho de 2011

Relato Barriga Verde sobre o Congresso Regional Sul

Texto: Carlos de Aquino (Barriga Verde)
Fotos: Marcelo Cabala (Macondo Coletivo)

Realmente foi uma experiência muito intensa. Foi uma surpresa para nós do Barriga Verde (já que era nosso primeiro congresso) ver tanta gente do Sul disposta a fazer a história toda dar certo na nossa região. 

Incrível também é ver o estímulo que os encontros presenciais trazem para quem está apenas começando a digerir a proposta da Rede. A Camila e o Gabriel (novos agentes do Barriga Verde) estão extremamente motivados! Adoraram participar da experiência e estão ansiosos para começar a desenvolver os novos trabalhos aqui no interior de SC.

No primeiro dia, Pablo (artilheiro do DedoBol), Felipe, Atílio, Cláudia e Grazi mediaram a apresentação do pessoal que estava presente e deram um F5 sobre a situação da Rede em um ambito Nacional e Regional. Fato que ajudou - e muito - a elucidar os presentes sobre qual o propósito de todas essas ações: contribuir com a formação de uma nova geração. Foi muito importante, pois muitos ainda têm uma leitura equivocada de que o Circuito é simplesmente uma organização gigantesca que explora a classe artística. Contamos também com a presença do mestre Plá para abrir o congresso, e muito chopp e proza amiga no mezanino da Casa de Cultura Mário Quintana. 

A mesa do PCult também foi sensacional. Fiquei muito feliz de ver os avanços que estão se dando nas relações dos coletivos de POA com o poder público. O Santiago Neto é uma pessoa que se demonstrou extremamente aberta a criar pontes interessantes na Região Sul. O Festival de Música do Sul já é uma iniciativa que tangibiliza o que quero dizer. São pessoas como o Santiago que tornarão possível um alinhamento das ações entre poder público e sociedade civil em toda a Regional. Falando em integração, criamos também a lista do PCult da Regional Sul, para facilitar o alinhamento da regional. 

O Teatro de Arena é um local muito bacana. Aliás, Porto Alegre em si é foda. Paguei pau pra arquitetura de lá. Foi muito legal ver o show do Wander Wildner, este de quem ouço falarem desde pequeno. Um show relativamente pesado em um local com um clima bem intimista. Demais. Sem falar na casa que o SOMA conseguiu pra realizar o congresso. A Casa de Cultura Mário Quintana é um espaço maravilhoso!

Sustentabilidade, Distribuição, Circulação e Comunicação também foram pautas que tiveram avanços muito ricos. Principalmente a circulação, que possibilitou o mapeamento dos festivais, espaços, casas e também a sistematização de mais um laboratório de turnê pelo Sul. A comunicação também teve seus avanços. Discutimos as news da regional,   refletimos sobre a interação dos agentes do sul, provocamos um debate em torno da criação das mídias integradas de cada estado, o que resultará nas mídias integradas da Regional Sul, possibilitando uma ação em bloco muito mais sólida. 

Interessante também foi ver a relação que a galera do Software Livre tem com o FDE. O Fórum deles estava muito bem organizado e absurdamente movimentado. Foi bom ver que essa galera ta disposta a contribuir com a otimização dos trabalhos da Rede. Eles tem muito interesse em dialogar conosco e acompanhar os processos que compõem o dia a dia do nosso trabalho. Não duvido que, daqui a pouco tempo, tenhamos novas - e livres - ferramentas para trabalhar com produção cultural. Frutos dessa parceria que tá sendo do c#@¢lho.

¨Já militei em vários movimentos da sociedade civil, e, muitas vezes, vi os mesmos que lutaram tanto, jogarem seus ideais no lixo. O que me toca e me faz estar militando mais uma vez é o brilho nos olhos de vocês todos desta sala. O brilho de uma geração que está disposta a lutar por uma outra realidade.¨ Disse Leonardo de Albuquerque, artista plástico integrante do SOMA, emocionado, sem conseguir conter as lágrimas. 

Acho que isso define o que foi o congresso.

FORÇA, MATURIDADE, UNIÃO E PROGRESSO!

PARABÉNS AO SOMA E A TODOS DO RS.


VAMOS DOMINAR O MUNDO GALERA?


NÓIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário