19 de abril de 2011

Imersão CAFE SP

No dia 14 de abril Neo e Grazi Calazans do Movimento SOMA, fizeram uma rápida imersão na CAFE SP (www.casa.foradoeixo.org.br). Confiram o relato escrito por Grazi Calazans e o vídeo feito por eles entrevistando um dos moradores da casa, Felipe Altenfelder.

Depois de 12 dias no Rio e de termos passado rapidamente na Casa na quarta-feira antes de tentarmos ir pro show do U2 (acabamos desistindo e vendendo os ingressos na porta) acordamos na quinta, dia 14, numa casa adormecida com seus amplos cômodos transpirando cultura por todos os lados. Aguardamos a movimentação da Casa recomeçar, pois o ritmo é intenso até altas horas. Fomos os primeiros a tomar o café preparado pela Carol Tokuyo. A logística toda funciona muito bem, só estando lá mesmo pra ver e crer. Durante a manhã fomos dar uma olhada nos emails, nos atualizar dos assuntos, pois estávamos off dois dias já. Depois da Carol a primeira pessoa que vimos foi a Camila Cortielha e olhando pra ela descobri que tinhamos nos conhecido numa visita que fiz na Obra em 2008. Ela se lembrou de mim e da AuditivA, que na época estava finalizando o cd e eu tinha levado uma cópia pra ela. Bacana este reencontro!

Todos os emails lidos e respondidos, já eram quase 1 da tarde quando a fome apertou e fomos conferir com o pessoal qual seria nossa agenda. O almoço sairia bem mais tarde e a Carol disse que poderiamos começar em meia-hora, mas prefirimos ir almoçar primeiro pois de barriga vazia seria difícil assimilar tanta informação. Comemos numa churrascaria próxima a Casa e voltamos ansiosos. A Carol logo nos atende num bate-papo bem informativo dando um panorama geral do funcionamento do FdE, sobre o Congresso Regional, esclarecendo muitas dúvidas e conhecendo mais o SOMA. Depois desta conversa de quase duas horas, ainda teriamos uma agenda com o Felipe da Coluna FDE e com a Marielle da Gestão da Música. 


A galera reunida na despedida: Neo, Carlos Aquino, Laura Morgado, Dríade Aguiar, Marielle Ramires, Dani Lima, Gustavo Koshikumo , Lenissa Lenza, Gabriel Cardoso, Dani Teixeira, Felipe Altenfelder, Leo BR e Grazi Calazans  

Enquanto esperava, fiquei ligada a tudo que acontecia a minha volta, observando uma equipe super sintonizada. Acompanhei a entervista que a Lenissa deu para a Dynamite, aprendendo ainda mais sobre a CAFE, o Banco FdE e a UniFDE. Depois trocamos uma ideia muito legal sobre mudanças, vivências e a possibilidade de montarmos uma CAFERS em Porto Alegre. Também tivemos umas trocas rápidas de papos com a Laura, Driade, Dani Teixeira, Gabriel e Gustavo.

Por volta das 18h conversamos com a Marielle sobre alguns encaminhamentos para o SOMA como Ponto de Articulação. A conversa rolou na varanda dos fundos da casa. Dali pudemos acompanhar a movimentação constante de pessoas, descobrimos outras imersões que estavam ocorrendo ao mesmo tempo, como a do Carlos Aquino do Barriga Verde de Rio do Sul/SC, que fizemos questão de entrevistar. Na sequência rolou o papo com o Felipe sobre o FDE Porto Alegre e o Pablo Capilé também nos recebeu com uma fala breve porém produtiva e esclarecedora, mostrando como toda a CAFE está ligada no que acontece nas Regionais. Aproveitamos pra gravar uma entrevista com o Felipe também.

No final da noite, já arrumando as coisas pra irmos rumo a rodoviária, pois nosso bus de volta ao Rio partiria às 23h35, ainda deu tempo de trocar uma ideia com a Dani Teixeira da Distro e rechear a mala com ótimos produtos culturais para a banquinha do SOMA, que estreará com o banner da campanha na PsicoSOMAtica dia 28/04. Com tudo arrumado, ainda deu tempo pra saborear a rodada de pastéis preparada coletivamente. Uma delícia!

Nos despedimos de todos e registramos nossa passagem também em uma foto. O Gabriel nos leva prontamente para a rodoviária onde embarcamos no bus de volta pontualmente. A viagem serviria pra dormirmos um pouco, mas a adrenalina e a ansiedade de uma experiência tão rica me mantém quase o tempo todo acordada. 

Perdemos o show do U2 mas ganhamos uma vivência cultural e fizemos novos amigos, o que valeu mais do que esperávamos da viagem pra Sampa... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário