4 de maio de 2011

PsicoSOMAtica leva diversidade cultural para a Cidade Baixa

Texto: Neo
Fotos: Camila G. Cunha & Clic na Balada (mais fotos aqui)

banner na entrada do Signos
Por volta das 20h chegamos eu e Grazi (e Dimitri) no Signos Pub, local parceiro onde se realizaria a primeira PsicoSOMatica, a festa multimidia do Movimento SOMA. Chegando lá encontramos de cara o Moysés Lopes, que chegara cedo pra montar a sua performance de VJ, que de antemão vale ressaltar que ficou sensacional! Logo em seguida chegaram praticamente juntos os somadores Carina e Pedro, da Rádio Putz Grila, Bia Jones, Daniel Villaverde, Edu Saleh e Paulo Zé, todos pilhados e concentrados em suas devidas performances e funções. Sabíamos da responsabilidade de se lançar algo novo, de investir numa proposta diferente em uma cidade com ampla diversidade cultural como é Porto Alegre, por isso estávamos focados no trabalho e com muita vontade que a coisa desse certo, e de fato deu...

Carina no comando do Rockarina direto da festa
Trabalho sendo feito e pessoas chegando cada vez mais, pra nossa imensa alegria. Às 21h, Carina Gertz começa o seu programa Rockcarina e relata para os seus ouvintes os acontecimentos da festa, entrevistando algumas pessoas envolvidas na produção do evento, dentre elas este que vos escreve e Moysés Lopes. Quem chegava sentia que algo diferente estava rolando: quadrinhos expostos na parede, banquinha exibindo diversos produtos culturais e projeções na laycra colocada no fundo do palco davam o tom da festa. Terminado o programa, Carina assume a função de apresentadora das atrações da PsicoSOMAtica, o que fez com muito brilhantismo e competência, mesmo com todo o nervosismo que uma estréia naturalmente ocasiona.

Insekto, que expôs alguns de seus quadrinhos
Em torno de 22:30h, Villaverde sobe ao palco e convida Luis Gustavo "Insekto", autor da exposição de quadrinhos que enfeitava as paredes do local. E no fim do bate-papo cultural, que contou com a participação da galera interagindo com a entrevista, houve uma exibição surpresa de uma animação feita pelo filho de 10 anos de Insekto, Caetano, o que o deixou visivelmente emocionado. A festa seguiu com o som da DJ Bia Jones e performance visual do VJ Moysés Lopes a todo vapor!

Neo recitando uma poesia de OrFEL
Frank Jorge arrasando com sua guitarra

Em seguida tocou o sino que estava pendurado no teto do Signos Pub e rolou a primeira intervenção poética da noite, onde foi feita uma breve apresentação do Fora do Eixo Letras (FEL) e foi recitada uma poesia que saiu no OrFEL, o fanzine do grupo de literatura do Circuito FDE, que conta com escritores e poetas de todo o país. Após este momento, que teve uma recepção calorosa do público, foi a vez da Carina chamar no palco a atração musical da noite, nada menos do que o mestre Frank Jorge. Depois de uma breve entrevista, onde foi perguntado o que ele fazia há cinco anos (a festa também comemorava os 5 anos do Circuito Fora do Eixo), o compositor de Amigo Punk fez um show memorável, munido de sua guitarra e de seus grandes clássicos. Vale ressaltar ainda a excelente interatividade com o público presente e a empolgação de alguns fãs ardorosos.

Bia Jones voltou a colocar um som pra galera quando tocou o sino pela segunda e última vez, onde foram recitadas mais duas poesias presentes no OrFEL, novamente com boa receptividade do pessoal. Na sequência foi exibido o curta-metragem 'Os Boçais', de Lufe Bollini, que fez muita gente parar pra prestar atenção. Por fim, DJs Neo e Bia Jones se revezaram até o final da festa, com as incansáveis projeções de VJ Moysés Lopes dando um clima todo especial para o rock'n'roll do bom que tava rolando. E documentando tudo com seus olhares atentos estavam o pessoal do Clic na Balada e a fotógrafa parceira Camila G. Cunha.

O curta "Os Boçais" de Luffe Bollini
Enfim, o saldo da primeira edição da Festa PsicoSOMAtica foi super positivo, saímos todos do Signos Pub muito satisfeitos com o resultado, com uma deliciosa sensação de dever cumprido, e bem cumprido; importante destacar também que os donos do estabelecimento desde o início entenderam a proposta do evento e também ficaram bem felizes com o resultado, e que a cerveja estava gelada a noite toda, mais um ponto para o local! E o comentário unânime que se ouviu de todos os agentes culturais que participaram da produção do evento foi o mesmo, de como era diferente trabalhar em equipe, ao invés de carregar tudo nas costas, fato comum no passado de todos. Felizmente o fato comum no presente é bem diferente, com agentes em potencial trabalhando juntos para o fortalecimento cultural em Porto Alegre e região, estado, país e até onde a Cultura e a Arte nos levar. E realmente trabalhar com uma equipe destas dá gosto e vislumbra um futuro bastante promissor pra todos os envolvidos, inclusive o público, que só tem a ganhar com esta UNIÃO. Parabéns a todos os envolvidos e que venha a próxima PsicoSOMAtica!

o público curtindo a banquinha

Os SOMADORES: Carina Gertz, Bia Jones, Daniel Villaverde, Grazi Calazans, Neo, Moysés Lopes, Edu Saleh e Paulo Zé

Nenhum comentário:

Postar um comentário