26 de maio de 2011

SeForm leva Cultura para a Mário Quintana, Teatro de Arena e Parque da Redenção

Entre 17 e 22 de maio rolou a SeForm - I Semana de Formação Cultural de Porto Alegre, realizada pelo Movimento SOMA com apoio da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, Instituto Estadual de Música, Trensurb, Casa de Cultura Mario Quintana, Teatro de Arena, dentre outros. O desafio era grande, seis dias ininterruptos de muito trabalho e expectativas, sem contar a semana anterior de pré-produção. E o resultado foi bastante positivo, com a Cultura sendo disseminada pela cidade, fortalecimento de parcerias e surgimento de outras, muita gente nova querendo somar, umas até já fazem parte do coletivo agora. Segue abaixo uma espécie de Diário SeForm, acompanhem como foi mais ou menos o nosso dia a dia durante toda esta ação coletiva.

Terça - 17 de maio

Oficina Noizeando
O primeiro dia da SeForm era aguardado com grande expectativa por todos nós, pois era o pontapé inicial de uma importante jornada que estaríamos por realizar, de uma grandiosidade e complexidade que nunca havíamos enfrentado antes. Mas estávamos com muita confiança e vontade que a coisa desse certo, e foi com este espírito que chegamos na Casa de Cultura Mario Quintana um pouco antes das 14h pra receber o pessoal da Revista Noize, responsáveis pelas duas oficinas do primeiro dia e de todo o evento. Estávamos lá então eu, Grazi (+ Dimitri e Layla), Moysés e Villa Verde recepcionando os oficineiros e o público que chegava, tomando todas as providências para que se iniciasse a oficina, intitulada Oficina Noizeando - A construção da Revista Noize. Dado o start, ficamos pra lá e pra cá agitando um monte de coisas e no que consegui ver da oficina, gostei muito do conteúdo e da explanação do pessoal da revista, dava vontade de ficar por lá assistindo.

Varal da Arte
Paralelamente a esta primeira ação do dia, montávamos o Varal da Arte no Mezanino da Casa, onde seriam expostos poesias, desenhos e os quadrinhos do Insekto, que daria a última oficina da SeForm, na sexta à noite. Montamos também a banquinha do SOMA com diversos produtos culturais pra aquisição, e também agitávamos coisas para o bar, que estava sob nossa responsabilidade. E as pessoas já apareciam por lá curiosas, apreciando o Varal e trocando idéias com a gente, muitas delas felizes e impressionadas com a movimentação. Importante também destacar a participação do Léo, novo integrante do coletivo e criador dos desenhos expostos, que ficou lá no Mezanino todos os dias de manhã até a noite, recepcionando o público com extrema simpatia.

Palestra Noize Online
Às 19h aconteceu o segundo encontro do dia - Palestra Noize online e a comunicação cultural na web, que rolou na Sala Sapato Florido, no 5º andar da CCMQ. A esta altura Paulo Zé já havia se juntado ao time dos somadores e ajudava na movimentação do bar, banquinha e Varal da Arte, conseguindo participar também desta atividade e contribuindo para o debate. Terminada a palestra, ficamos todos no Mezanino comemorando o sucesso do primeiro dia e tomando umas geladas, porque afinal de contas, ninguém é de ferro né?




Quarta - 18 de maio

Villa Verde na oficina de Fanzine
O segundo dia da SeForm seria ainda mais corrido, pois haveria três oficinas, sendo que duas no mesmo horário. Tivemos que nos dividir, eu e Grazi fomos para o Teatro de Arena, onde ela daria às 15h a oficina de Webtv, e Paulo Zé e Villa, que ministrou às 14h a oficina Fanzine e a chegada da internet, ficaram na Casa de Cultura. Lá do Teatro de Arena ficamos com a cabeça lá e cá, pois ao mesmo tempo rolava oficina na CCMQ e o Mezanino com o Varal da Arte e a banquinha estava a todo vapor. Na correria não consegui sequer ver um trecho da oficina de fanzine, mas assim que voltamos para a Casa de Cultura ficamos sabendo que foi um sucesso, com o Villa inclusive recebendo convites pra ministrar em outros locais. A oficina de Webtv também foi ótima e teve um bom público, com gente voltando depois pra fazer outras oficinas e visitar o Mezanino.

Oficina de Homestudio
À noite foi a vez da oficina que daria o maior público até o momento, a Oficina Homestudio, sobre Produção Musical, ministrada por Mateus Borges, do IGAP e AudioFarm estúdio. Infelizmente o Mateus teve um contratempo e não conseguiu levar o laptop onde estava sua apresentação, mas mesmo assim a oficina foi um sucesso, com ótimas trocas de idéias e os oficinandos participando intensamente; foi difícil de terminar o encontro, pois o pessoal estava sedento por informações. Novamente ficamos no Mezanino até o fim, desta vez com mais gente passando por lá, trocando uma idéia e bebendo e comendo - levamos uns sandubas caseiros e bolo de chocolate by Grazi Calazans, novos produtos com a qualidade SOMA que fizeram a cabeça da galera.


Quinta - 19 de maio


Andy Marshall na oficina de Fotografia
O terceiro dia da SeForm seria um dia muito especial, pois teriam duas oficinas de grande procura, além de contarmos com a primeira apresentação musical do evento e a parceria com o Cabaré do Verbo, que teria mais uma edição lá no Mezanino. Às 14h começou a oficina de Fotografia ministrada por Andy Marshall, com destaque também para a participação do fotógrafo Gerson, outro grande somador que tá chegando junto. Os caras montaram um mini-estúdio fotográfico e deram uma puta oficina, explicando passo a passo o funcionamento das câmeras, dava pra ver o brilho nos olhos dos alunos, tudo muito didático e funcional. Pra completar eles levaram os oficinandos Casa de Cultura afora para uma espécie de aula prática, tinha gente tirando foto em tudo que é lugar, bem legal mesmo. Outro ponto positivo é que eles levaram cinco crianças da comunidade de Santa Teresa, que pisaram na CCMQ pela primeira vez e obviamente estavam encantados com o local.

Gabi Lima no Jardim Lutzenberger
Oficina da Rádio Putzgrila
Às 18h, logo após o término da oficina de Fotografia, rolou no lindo Jardim Lutzenberger o pocket show de Gabi Lima. Acompanhada somente de seu violão, a cantora fez uma bela apresentação, brindando o público com canções próprias e alguns covers, dando um clima todo especial ao local, que realmente é de tirar o fôlego. Mais tarde ela também daria uma palhinha de seu trabalho no Mezanino, durante o Cabaré do Verbo. Às 19h foi a vez da oficina de Webradio dar o tom da SeForm, ministrada pelos somadores Pedro Fonseca e Carina Gertz, da Radio Putzgrila. Foi outro momento muito especial, onde os alunos ficaram por dentro de como se funciona uma webradio, puderam conferir a produção da excelentes vinhetas da Radio Putzgrila. No fim rolou um ótimo bate-papo em forma de entrevista coletiva, que foi documentado e mediado por Grazi Calazans e Moysés Lopes. Importante registrar também a presença de Claudia Schulz e Andressa Quadro, do coletivo Macondo, de Santa Maria, que também compareceram e prestigiaram o evento, ficando um bom tempo conosco lá no Mezanino.

Trio Vladmir no Cabare do Verbo
O Cabaré do Verbo já rolava paralelamente à oficina de webradio, por isto ficávamos pra lá e pra cá, pois o fluxo de gente era bastante intenso. O bar neste dia ficou a cargo da produção do Cabaré, com chopp e cachaça artesanais saindo bastante; ficamos responsáveis pela banquinha e o Varal da Arte. Além da apresentação da Gabi Lima, o Cabaré nos deu espaço pra entrevistarmos o artista plástico e desenhista Leonardo de Albuquerque, o Léo que ficou direto lá no Mezanino. Daniel Villa Verde conduziu a breve entrevista e o Léo acabou atacando também de tarólogo durante o evento. Terminada a oficina de webradio, o pessoal desceu para participar também do Cabaré do verbo, que a esta altura lotava o Mezanino e brindava o público com poesias, leituras de contos e performances musicais, com destaque para a carismática Angélica Rizzi e o excelente Trio Vladmir, que fechou a noite.


Sexta - 20 de maio

Grazi Calazans com os oficinandos de Produção Cultural
O quarto dia da SeForm seria também uma dia corrido: assim como foi na quarta, haveria três oficinas, sendo que duas no mesmo horário. E lá fomos novamente eu e Grazi (e Dimitri) para o Teatro de Arena, onde seria ministrada a Oficina de Produção Cultural, oficina que teve a maior procura em toda SeForm. E foi também a que teve o maior público presente, cerca de 25 pessoas assistiram e participaram da oficina ministrada por Grazi Calazans. Rolaram ótimos debates e os oficinandos gostaram bastante das dicas de produção, vários ficaram conversando conosco após o fim do encontro, inclusive alguns partiram em seguida para o Mezanino da Casa de Cultura pra continuar o papo.

Oficina de VJs
Praticamente no mesmo horário da oficina de Produção Cultural rolou a Oficina de VJs (video-projeção, não tem nada a ver com os 'vjs' da mtv), ministrada por Moysés Lopes. Tivemos imediatamente o feedback que foi uma excelente oficina, também ocorrendo uma certa aula prática, como foi na de fotografia, com os oficinandos saindo pelas dependências da CCMQ projetando nas paredes do local e onde mais fosse possível.

Paulo Zé e Edu estampando as camisetas




Após as duas oficinas da tarde foi a vez de rolar o Lounge de Noisy Loops (alter ego do Moysés), com projeções na lycra estendida na escada que dava de frente para o Mezanino, cortesia do Cabaré do Verbo, além de sons muito loucos by Noisy Loops. Junto a isto promovemos a oficina surpresa de serigrafia, 'ministrada' por Paulo Zé, que saiu fazendo camisas do SOMA ali mesmo no Mezanino, com fundo audio-musical do Lounge, tudo a ver! Claudia e Andressa registravam tudo e twittavam a todo instante, uma força a mais para a SeForm que só os amigos do Macondo conseguem promover - desde já deixamos o nosso agradecimento a esta galera que sabe como somar! Depois da Lounge ficamos conversando e debatendo assuntos importantes referentes à Regional Sul do Circuito Fora do Eixo, circuito este do qual o SOMA faz parte e é Ponto de Articulação em Porto Alegre.

Insekto e os oficinandos de Quadrinhos
Paralelamente à Lounge rolou a última oficina da SeForm, a Oficina de Quadrinhos, ministrada por Luis Gustavo 'Insekto', grande cartunista da cena alternativa de Porto Alegre. Ele reuniu os oficinandos numa mesa e espalhou alguns quadrinhos, revistas e fanzines e deu uma boa geral de como funciona o seu processo de criação, citando várias inspirações para o seu trabalho, num papo muito bacana no maior clima de papo de boteco, bem legal mesmo!





Sábado - 21 de maio

Cláudia e Andressa do Macondo Coletivo
No sábado foi a vez do esperado Encontro dos Coletivos da Regional Sul, que aconteceu às 15h na sala C2, no 2º andar da Casa de Cultura, onde compareceram os coletivos Macondo (Santa Maria), B.I.L (Canoas), Andrógina e SOMA (Porto Alegre), além de integrantes de bandas e outros agentes culturais. Debatemos algumas questões importantes para o circuito, como o Congresso Regional do Fora do Eixo, que será realizado nos dias 1, 2 e 3 de julho em Porto Alegre, além da importância de se agir coletivamente em tempos atuais. Marcelo Cabala veio de Santa Maria para o encontro e também explanou para a galera sobre a experiência que o Macondo Coletivo está tendo com o núcleo de Cinema no coletivo.

Paralelo Bipolar no Jardim Lutzenberger
Depois foi a vez da segunda atração musical da SeForm: novamente no Jardim Lutzenberger rolou mais um pocket show, desta vez do projeto elétro-acústico Paralelo Bipolar, de Porto Alegre. Aproveitando o bom público que sempre circula por lá nos sábados, a dupla formada pelos somadores Neo (voz e violão) e Edu Saleh (voz e guitarra) apresentou seu trabalho de canções autorais e algumas versões inusitadas de clássicos do rock com muita energia e inspiração de tocar num local como aquele. No fim um dos que assistiam ao show pediu o violão e tocou duas canções pro pessoal, encerrando assim a atuação da SeForm na Casa de Cultura Mario Quintana.


Domingo - 22 de maio

Montagem do palco com a Vanzinha Di Dá Dó
Domingo era o grande dia, onde se daria o encerramento oficial da SeForm com o evento SOMA NA RUA no Parque da Redenção. O SOMA NA RUA é um acontecimento mais complexo, onde temos que estar com a atenção redobrada e não dependemos somente de nós - forças externas como o clima sempre deixam uma tensão e uma certa ansiedade no ar. Mas felizmente o clima estava ótimo no domingo e tivemos uma preocupação a menos. Estávamos apreensivos também porque tínhamos um grande desfalque no time, pois o Paulo Zé não poderia participar devido a um show da Bandinha Di Dá Dó em Santo Ângelo/RS. Mas o Zé deixou tudo no esquema, a van ficou com o Gerson, que fez a mão de levar os equipos da TeimoSom, o gerador e outras coisas importantes para o evento. Também deixamos aqui o nosso imenso agradecimento tanto para o Teimoso quanto para o Gerson, valeu mesmo amigos!

Neo, Moysés e Villa na montagem
Chegamos eu, Grazi, Moysés e as crianças às 11h para a montagem e outras providências necessárias à realização do evento. Tivemos um problema com o palco que seria utilizado e por isto tivemos que improvisar um, que no fim ficou muito bacana, até mais do que se fosse o palco oficial, na opinião de muita gente. O Gerson e o Villa chegaram em seguida e já começamos os trabalhos. Daí foram chegando as bandas e a ordem das apresentações foi sendo definida.

Sandálias



A primeira banda a se apresentar foi a Sandálias, de Porto Alegre, com um show bastante enérgico, com destaque pro batera e para a performance empolgante do vocal e guitarra Thiago, outro somador que tá chegando junto. Na sequência veio a banda Superfusa, de Sobradinho, que estreava estreando nova formação e também fizeram um puta show, sendo afortunados no final de sua apresentação com a chegada do pessoal do Princípio Ativo, que realizava a Marcha da Maconha, O local ficou ainda mais cheio do que já estava, foi sensacional a aglomeração da galera em frente ao palco, mal dava pra ver a grama que cobria o parque em frente ao palco, foda demais!


Superfusa

A galera curtindo o show

Morales Again
A terceira banda a se apresentar foi a Morales Again (Porto Alegre), que já com a 'casa lotada' fez também um show empolgante, com uma boa performance de palco. Pra finalizar com chave de ouro veio a banda Los Arcaides, de Canoas, com sua apresentação rocker pra ninguém botar defeito, com destaque para o carisma dos irmãos gêmeos da linha de frente do power trio canoense. Importante destacar também que nos intervalos entre as bandas rolou, poesia, hip hop e o som da Radio Putzgrila, que transmitiu o evento ao vivo, grandes somadores, grandes parceiros!




Los Arcaides

A Marcha interagindo no show


Moysés e Pedro da Rádio Putzgrilla
Enfim, o SOMA NA RUA saiu melhor do que a encomenda, assim como toda a SeForm, saldo super positivo. Sabemos que podemos melhorar algumas coisas, pois temos consciência de que o que é bom também pode ser melhorado, não somente o que é ruim ou não está legal. Queremos mais, temos a pretensão de fazer sempre algo melhor para o público e levar a Cultura a cada vez mais agentes, formar cada vez mais parcerias e aglutinar parceiros e agentes culturais em potencial. Estamos trabalhando pra isto com muito força, fé e coragem, e tem muito trabalho ainda a ser feito. Vamos que vamos, VAMOS SOMAR!!



Os Somadores: Carina, Moysés, Pedro, Grazi, Neo e Edu

Confira os vídeos no nosso canal do Youtube: www.youtube.com/movimentosoma



Nenhum comentário:

Postar um comentário